Entrada da Mitsui na Energia Sustentável do Brasil tem anuência da Aneel

Entrada da Mitsui na Energia Sustentável do Brasil tem anuência da Ane

Em: 18/09/2013 às 14:42h por Canal Energia

Grupo japonês vai adquirir 20% da empresa, responsável pela usina hidrelétrica de Jirau.

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a alteração do controle societário da Energia Sustentável do Brasil, proprietária da usina hidrelétrica de Jirau . A operação vai permitir a aquisição pela Mitsui de 20% de participação do grupo GDF Suez, que detém 60% do capital da empresa.

Com a negociação, a Suez passará a deter 40%, mas ainda continuará como controladora da ESBR, que tem ainda como sócios as estatais Chesf e Eletrosul, com 20% de participação cada uma. A transação já havia sido aprovada no inicio de julho pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, vinculado ao Ministério da Justiça.

Leiloada em 2008, a usina teve entre os sócios o grupo Camargo Correa, que vendeu 9,9% para o grupo Suez. O empreendimento localizado no Rio Madeira, em Rondônia, tem 3.750 MW de capacidade instalada.