Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Norte Energia tem 60 dias para adquirir terras para Jurunas do km 17

Norte Energia tem 60 dias para adquirir terras para Jurunas do km 17

Em: 11/09/2013 às 11:11h por Canal Energia

A Subseção Judiciária de Altamira determinou que a Norte Energia providencie em até 60 dias, a aquisição de imóveis indicados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para a criação da reserva da comunidade indígena Jurunas do quilômetro 17, sob pena de multa diária de R$200 mil por descumprimento. A decisão do juiz Sérgio Wolney de Oliveira, considerou a ação civil pública com pedido de liminar impetrada pelo Ministério Público Federal do Pará.

A aquisição das terras, conforme relatório do MPF, faz parte das condicionantes obrigatórias para a prévia instalação da hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW), no rio Xingu, Pará, com as etapas descriminadas pela Funai em 26 de janeiro de 2011.

A Funai chegou a enviar ofício ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em 21 de agosto, pedindo sanções à Norte Energia por tal descumprimento. As sanções previstas na legislação vão de multa à suspensão da licença de instalação.

“Noutro giro, vejo assinalado o perigo da demora, tendo em vista que os impactos da obra para a comunidade indígena em apreço necessitam de uma mitigação imediata, a fim de evitar maiores prejuízos à integridade dos indígenas”, aponta o juiz em decisão.

Em nota a Norte Energia informou que desconhece a ação judicial mencionada e, se caso vier a ser notificada, se pronunciará apenas nos autos do processo. Sobre o descumprimento das condicionantes da área indígena, a empresa declarou que “todas estão sendo atendidas de acordo com o Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI), aprovado e acompanhado pelo órgão licenciador”.