Governo decide acionar 1GW de térmicas no Nordeste

Em: 06/09/2013 às 12:52h por Canal Energia

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu na reunião desta quinta-feira (04/09) acionar 1GW de térmicas no Nordeste por segurança elétrica, segundo informou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann. Há uma semana, um incêndio em uma fazenda do Piauí causou o desligamento automático das linhas de transmissão que promovem a interligação da região com o Sistema Interligado Nacional (SIN), deixando a região sem energia por cinco horas.

De acordo com o Zimmermann, o despacho não tem nenhuma relação com a baixa quantidade de água nos reservatórios da região. “Um total de 3,8 mil MW era o que eu conseguia levar para o Nordeste em média, pelo Sistema Interligado Nacional. Adotando um critério mais rigoroso, eu baixei para 2,7 mil MW e vou gerar 1GW lá na região. Para que não ocorra o que aconteceu na semana passada, eu diminui o intercâmbio e aumentei a geração no Nordeste. É temporário e gradativo”, destacou Zimmermann, acrescentando que esse despacho não passará de 15 dias, já que logo começará o período de chuva.

Segundo o secretário, o Operador Nacional do Sistema (ONS) é quem vai decidir quais termelétricas serão ligadas, o que pode ocorrer fora da ordem de mérito. “Ele (ONS) vai esgotar o que ele tem lá, térmicas à óleo, à carvão, as que forem necessário”, destacou. Esse valor, de acordo com Zimmermann, será rateado por todo o Brasil, não só pelos consumidores da região.

Márcio Zimmermann destacou que, por outro lado, o despacho de térmicas está diminuindo. “O despacho de térmicas diminuiu cerca de 2 mil MW médios de agosto para setembro, por razões energéticas. Porque o CVaR indentificou a diminuição de geração de térmica”, explicou. Essa foi a primeira reunião que ocorreu após a utilização do programa CVaR (Valor Condicionado a um Dado Risco), modelo computacional de aversão ao risco que calcula a necessidade de térmicas.