Copel estuda disputar Sinop e conta com parceiros chineses

Em: 26/08/2013 às 16:28h por Canal Energia

img

A Copel G&T estuda disputar a hidrelétrica de Sinop (400MW-MT), que será levada à licitação no próximo Leilão de Energia Nova A-5, marcado para 29 de agosto. Para tanto, a paranaense conta com a parceria dos chineses da State Grid, segundo revelou Luiz Eduardo Sebastiani, diretor Financeiro e de Relações com Investidores e de Controle de Participações da Copel.

"O compromisso é de apresentar uma proposta conjunta com a State", afirmou ele, ao conversar com jornalistas nesta quinta-feira (22/8), após reunião da empresa com analistas e investidores promovida pela Apimec-Sp.

De acordo com Sebastiani, a Copel trabalha com uma perspectiva de parceria em que os chineses seriam majoritários, com 51% de participação na futura Sociedade de Propósito Específico (SPE). "É uma estratégia importante porque você ganha agilidade em alguns processos”, explicou, se referindo as amarras que se tem quando uma empresa é pública.

O interesse por Sinop, detalhou o diretor, é devido à sinergia que o empreendimento tem com outro projeto que está em desenvolvimento pela Copel: a hidrelétrica de Colíder (MT - 300 MW). "É uma obra que está a 200 quilômetros de Colíder. Há sinergias da própria estrutura, das licenças ambientais que podem ser estendidas para esse novo ativo", disse.

Porém, mesmo assim a Copel pode ir ao leilão e não "bidar". "Os dois sócios têm a mesma preocupação: identificar rentabilidade dos projetos. Pode ser que nem mesmo com a sinergia esse ativo seja rentável", disse.

Segundo Sebastiani, dado a dimensão da usina, há duas semanas as empresas estão trabalhando para identificar a rentabilidade do projeto, se o valor de investimento é compatível. "Estamos muito ativos nas decisões de investimento. Analisamos todas as perspectivas de novos investimentos, mas não abrimos mão de identificar rentabilidade superior ao custo de capital", completou.

Para o próximo A-5, foram habilitados 36 projetos, somando capacidade instalada de 3.535 MW, sendo a hidrelétrica de Sinop o maior projeto de geração de energia.

UHE Colíder
O diretor da Copel garantiu o cronograma de obras de Colíder, prevista para operar comercialmente a partir de 2015. O projeto vem sendo construído com recursos próprios da companhia paranaense, que já injetou R$1,1 bilhão. A empresa aguarda o financiamento de longo prazo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$700 milhões, que deve sair até o final do ano. Para 2014, a expectativa é de obter mais R$800 milhões do BNDES. Esses novos recursos serão utilizados na implantação de outros projetos de geração e transmissão de energia elétrica tocados pela empresa.

Futuro da UHE Capivari-Cachoeira
Luiz Eduardo Sebastiani ainda falou do futuro da UHE Governador Pedro V. Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira). O contrato de concessão da usina chega ao fim em 7 de julho de 2015, uma vez que a Copel não aceitou as condições para a renovação oferecidas na Medida Provisória 579/12.

No entanto, a companhia está confiante e espera reconquista a concessão o empreendimento de 260MW de potência em nova licitação pública. “A usina é um símbolo da engenharia da Copel e certamente vamos apresentar a proposta para continuar com essa concessão. Nos sentimos bastante competitivos”, finalizou o diretor.