Frente parlamentar mista irá acompanhar legislação para PCHs

Em: 20/08/2013 às 10:22h por Canal Energia

Na próxima quarta-feira, 21 de agosto, será lançada na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidroelétricas, organizada pelo deputado Pedro Uczai ( PT-SC) e pelo Senador Valdir Raupp ( PMDB-RO). o objetivo da frente é incentivar o debate sobre esse tipo de energia, tanto no parlamento, quando na sociedade.

De acordo com o Uczai, enquanto na Alemanha e na China, países que mais crescem no mundo, o avanço das fontes renováveis vai provocando o desligamento cada vez por maior tempo das usinas termoelétricas, no Brasil a situação se inverte e o setor se vê cada vez mais dependente desse tipo de fonte. Segundo o presidente da Abrapch, Ivo Pugnaloni, em todos os estados brasileiros existem obras e projetos de PCHs esperando a análise da Aneel. Só no estado de Minas Gerais são 143 pequenas usinas, no Paraná, são 116 e em Santa Catarina 94. O total supera os 900 projetos parados na Aneel, com mais de 7.000 MW que poderiam estar sendo construídos. Isso é metade de uma Itaipu, mas sem gerar impacto ambiental quase nenhum, ou de fácil mitigação ou reparo.

A intenção da frente é acompanhar todos os projetos de lei, todas as emendas, todas as iniciativas, toda a problemática do setor nos órgãos do governo federal e estaduais relacionados. Na quarta feira serão compostos a direção da frente em cada estado e em Brasília, aprovando um plano de trabalho para os próximos anos.