Governo estuda fazer dívida em banco para custear desconto na conta de luz.

Governo estuda fazer dívida em banco para custear desconto na conta de

Em: 08/08/2013 às 09:44h por Estado de SP

Para fechar o buraco nos dois principais fundos do setor elétrico sem impactar imediatamente as contas públicas, o governo pode adotar mais uma manobra financeira que vai pesar na contabilidade de bancos públicos. A engenharia contábil prevê o uso de empréstimos da Caixa e do BNDES aos fundos, que não possuem receita suficiente para pagar estes aportes.

Dessa forma, o governo espera adiar para os próximos anos o custo da operação. Segundo fontes ouvidas pelo Estado, a idéia é injetar empréstimos de um ou dos dois bancos públicos na Reserva Global de Reversão (RGR) e na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Mais à frente, o débito seria quitado pelo Tesouro Nacional, que venderia papéis da dívida no mercado para levantar dinheiro e repassar aos fundos.

O governo espera, assim, evitar um aumento na dívida líquida do País. O esforço do governo para montar a operação começou depois da revelação, pelo Estado, de que as contas iniciais deram errado e foi preciso gastar mais do que o previsto para bancar o desconto de 20% nas tarifas de energia residencial, uma das bandeiras de Dilma Rousseff e trunfo eleitoral para 2014. Na prática, sobrou para o contribuinte uma conta bilionária.