Subsídios tarifários atingiram em junho R$ 8,323 bilhões

Em: 19/06/2013 às 09:40h por Canal Energia

img

Os repasses de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético homologados desde janeiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica atingiram em junho R$ 8,323 bilhões, segundo dados divulgados pela Aneel nesta terça-feira, 18. Esses recursos foram usados para garantir a redução média de 20,2% no preço da energia, prevista no pacote de renovação antecipada das concessões com vencimento até 2017.

Desse total, R$ 2,995 bilhões foram destinados à  cobertura dos subsídios tarifários; R$ 322,105 milhões à redução tarifária equilibrada; e R$ 1,130 bilhão à variação das despesas com energia na Parcela A (CVA Energia) e ao pagamento do Encargo de Serviços do Sistema.

Outros R$ 3,875 bilhões foram repassados às distribuidoras como ressarcimento pela exposição involuntária com a compra de energia no mercado de curto prazo; pelas despesas adicionais com a geração termelétrica via  ESS, e na cobertura do risco hidrológico das usinas que tiveram as concessões renovadas. Essas informações estarão disponíveis a partir de hoje no site da agência.