FASE envia carta à presidente Dilma manifestando apoio aos reservatórios

FASE envia carta à presidente Dilma manifestando apoio aos reservatóri

Em: 18/06/2013 às 08:30h por Canal Energia

O Fórum de Associações do Setor Elétrico - FASE enviou no último dia 11 de junho uma carta à presidente Dilma Rousseff em apoio ao seu discurso em defesa dos reservatórios. Durante o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que aconteceu no dia 5 de junho, no Palácio do Planalto, a presidente afirmou que o Brasil terá um inexorável aumento do uso das termelétricas se continuar a construir hidrelétricas a fio d'água e mantiver a arquitetura de energia renovável que tem agora.

"O Fórum mandou essa carta com o objetivo de deixar claro o nosso posicionamento, que defendemos os reservatórios, e para manifestar apoio a presidente", comentou Élbia Melo, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, que foi eleita vice-presidente do Fórum, assim como Paulo Pedrosa, presidente da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres. A presidência do Fórum ficou com Mário Menel, presidente da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia.

Na carta, ainda segundo Élbia, o FASE declara que é imprescindível a construção de usinas com reservatórios para dar mais segurança e previsibilidade a operação de energia, deixando claro a importância das energia renováveis, mas colocando também a importância da complementação térmica. "Na realidade, manifestamos a necessidade de uma configuração futura de uma matriz renovável térmica. E para essa configuração de matriz renovável térmica é muito importante que a gente tenha e aproveite os reservatórios, o que ultimamente não tem sido feito", destacou Élbia em entrevista à Agência CanalEnergia.

Na governança do Fórum ficou estabelecido que as reuniões ocorrerão conforme a necessidade ou a cada três meses. No entanto, de acordo com Élbia, nesse momento em que o setor está passando por uma série de desafios, as reuniões serão mensais, mas a data do próximo encontro ainda não está definida. O Fórum, que foi instituído no último dia 6, tem o objetivo de melhorar o diálogo do setor com o governo para evitar a judicialização. O FASE é integrado por geradores, transmissores, distribuidores, comercializadores e grandes consumidores de energia.