CCEE aponta recorde de consumo no mercado livre

Em: 28/05/2013 às 15:44h por Canal Energia

Segmento de metalurgia puxou demanda com 3.546 MW médios em março

A demanda por energia elétrica no mercado livre, no qual os grandes consumidores compram o suprimento diretamente de comercializadoras ou geradores, teve recordes históricos em fevereiro e março deste ano. Os montantes utilizados pelo segmento – 16.142 MW médios e 16.054 MW médios, respectivamente, representaram cerca de 26% da carga do País nesses meses.

O crescimento do consumo foi puxado por agentes dos segmentos de metalurgia e produtos de metal, que são os mais eletrointensivos do ambiente livre e demandaram 3.546 MW médios em março. O número significa uma alta de 9,7% frente a fevereiro. Os dados constam do boletim InfoMercado, divulgado mensalmente pela CCEE com informações sobre as operações do mercado de energia.

Entre as categorias de consumidores livres cujos dados constam do documento, todas tiveram alta no consumo em março, registrando recordes em relação aos últimos 12 meses. Além da indústria metalúrgica, a CCEE acompanha também químicos; minerais metálicos e não metálicos; veículos e transporte; celulose; bebidas e alimentos; madeira, borracha e plástico; têxteis e serviços.

No total, somados ambiente livre e regulado, o consumo em março foi de 61.130 MW médios, com ligeira retração em relação a fevereiro, quando foram utilizados 61.991 MW médios. A demanda foi atendida principalmente pelas hidrelétricas e PCHs, que produziram 48.608 MW médios, o equivalente a 79,5% do total gerado. Em seguida aparecem as termelétricas, com 19,5% da produção, ou 11.920 MW médios