Eletrosul lamenta: está muito difícil construir hidrelétricas no Brasil

Eletrosul lamenta: está muito difícil construir hidrelétricas no Brasi

Em: 27/03/2012 às 10:41h por Jornal da Energia

img

A Eletrobras Eletrosul comemorou nesta quarta-feira (21/3) a entrada em operação da hidrelétrica Passo São João, no Rio Grande do Sul. Houve evento para celebrar a usina, que marca o retorno da empresa à geração hídrica após a privatização de seus ativos na área, nos anos 90. A festa, porém, deixa de lado o atraso do empreendimento. Licitada em 2005, a usina deveria, pelo contrato de concessão, iniciar a operação de suas máquinas entre o final de 2009 e o começo de 2010.

Em recurso junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a empresa alegou demora no licenciamento ambiental e na aprovação do projeto básico pelo próprio órgão regulador. Ao ser questionado sobre o assunto pelo Jornal da Energia, o diretor de Engenharia da estatal, Ronaldo Custódio, admitiu que "está muito difícil" construir hidrelétricas no Brasil.

"O licenciamento ambiental, de uma maneira geral, está muito complicado. Tem várias questões envolvendo o Ministério Público", diz Custódio, lembrando o caso da hidrelétrica Mauá, que a Eletrosul constrói em parceria com a paranaense Copel. "É uma discussão permanente com o Ministério Público, das questões mais banais às mais complexas. Acho até que é algo exagerado".

O executivo deixou escapar um desabafo sobre as complicações que a empresa enfrentou em seus projetos. "É um novo poder no Brasil, que dificulta quem quer produzir, que está aí só para dificultar. É muito difícil o dia a dia das construções das usinas. Essa é a realidade, como em Belo Monte, com polêmicas sem conteúdo científico nem técnico. A ignorância fica acima da razão e isso é complicado".

Ainda assim. o diretor pensa que o País terá um aprendizado e que a situação deve melhorar com o tempo. "Acredito que é algo passageiro, mas hoje tem realmente uma dificuldade grande. Tanto que, invariavelmente, as hidrelétricas têm atraso - e geralmente por dificuldades externas à própria obra".

De qualquer maneira, Custódio destacou que a Eletrosul está feliz com a inauguração da UHE Passo São João e com a previsão de colocar em funcionamento neste ano ainda as UHEs São Domingos e Mauá, além de duas PCHs. "Estamos voltando às hidrelétricas e já somos um dos principais geradores eólicos no País.Isso nos deixa bastante entusiasmados".