Eletronorte: Compensação financeira alcança R$66,4 milhões em 2013

Em: 15/05/2013 às 10:13h por Canal Energia

Eletronorte divulgou que o valor pago de Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídrico (CFURH) no primeiro trimestre de 2013 já alcança R$66,4 milhões. Em 2012, o montante que é destinado à União, estados e municípios pelo alagamento dos reservatórios hidrelétricos, somou R$199,8 milhões.

Segundo a estatal, o valor destinado em 2012 contemplou uma geração de 41 milhões de kWh em suas quatro hidrelétricas – Tucuruí (PA), Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA). Nos três primeiros meses deste, essa compensação englobou a geração de 13 milhões de kWh.

A CFURH é composta da seguinte forma: Ministério de Minas e Energia, 3%; Ministério do Meio Ambiente, 3%; Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT, 4%; estados, 45% e municípios, 45%. A divisão entre municípios depende da área alagada que cada um teve pelos reservatórios hidrelétricos. Quanto maior a área, maiores os valores recebidos.

Atualmente, um grupo interministerial do Governo Federal trabalha com a possibilidade de mexer nessa fórmula de modo a destinar pelo menos 6% da CFURH para compensar comunidades indígenas atingidas pelas usinas.