Leilão de transmissão contará com 20 participantes

Em: 10/05/2013 às 09:35h por Canal Energia

img

O leilão de transmissão, marcado para ocorrer na próxima sexta-feira, 10 de maio, contará com 20 participantes, sendo 11 consórcios e nove empresas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica. O certame negociará instalações da Rede Básica localizadas nos estados do Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Goiás, São Paulo, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Tocantins.

As empresas que vão participar de forma isolada são: Abengoa Concessões Brasil Holding, Alupar Investimento, Cobra Instalaciones Y Servicios, Copel-GT, Cymi Holding, Elecnor Transmissão de Energia, Isolux Energia e Participações, Neoenergia e Taesa. As empresas do grupo Eletrobras participarão apenas em consórcio e estão presentes em 10 dos 11 grupos na disputa. As empresas do grupo aparecem no Consórcio Airumã - FIP Caixa Milão (51%) e Furnas (49%) -; Consórcio Boi-Bumbá - Eletrosul (24,5%), Copel-GT (24,5%) e Elecnor (51%) -; Consórcio Camanducaia - FIP Caixa Milão (51%), Copel-GT (24,5%) e Furnas (24,5%) -; e Consórcio Campina Grande - Eletronorte (49%) e Alupar (51%).

O grupo Eletrobras está presente ainda no Consórcio Cantareira - FIP Caixa Milão (51%), Copel-GT (24,5%) e Furnas (24,5%) -; Consórcio Carioca - Taesa (51%) e Furnas (49%) -; Consórcio Itacaiunas - Eletronorte (40%) e Taesa (60%) -; Consórcio Miracema - Eletronorte (45%), Alupar (27,5%) e Taesa (27,5%) -; Consórcio Sobral - Eletronorte (49%) e Alupar (51%) -; e Consórcio Vale do São Patrício - FIP Caixa Milão (51%), Celg-GT (24,5%) e Furnas (24,5%). O único consórcio que não tem a presença das estatais é o Consócio Gilbués, formado pela Engeglobal Construções (50%) e Bimetal Indústria Metalúrgica (50%).

O leilão será dividido em dez lotes, dois dos quais (os lotes H e I) são de linhas de transmissão pré-Belo Monte, que terão como função escoar a energia na fase inicial de operação da usina hidrelétrica. Serão ofertados 17 linhas de transmissão com 5.017 km, além de quatro subestações. Os investimentos previstos somam em torno  R$ 5,3 bilhões, e a conclusão das obras vai variar de 22 a 36 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão.

O edital mantém as restrições à participação de empresas com histórico de atraso na construção de instalações de transmissão nos ultimos 36 meses, com tempo médio de comprometimento do cronograma superior a seis meses. Essas restrições se aplicam também aos empreendedores com três ou mais penalidades de multa, em processos para os quais não existe mais a possibilidade de recurso na esfera administrativa. As empresas poderão participar, desde que não detenham poder de gestão sobre os empreendimentos.