Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Carga de energia cresce 3,5% em setembro

Em: 09/10/2012 às 13:51h por Valor

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) subiu 3,5% em setembro ante o mesmo período do ano passado, totalizando 60.462 megawatts médios no mês passado, informou ontem o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ainda segundo o ONS, na comparação com agosto deste ano, houve alta de 1,1% nos valores de carga do SIN. No acumulado em 12 meses até setembro, a carga de energia aumentou 3,6%.

Entre os fatores que influenciaram o saldo positivo estão as elevadas temperaturas registradas durante o mês passado, em função do fenômeno El Niño. Isso, na prática, influenciaria maior consumo de energia, de uma maneira geral.

Outro fator apontado pelo ONS como explicação para o resultado de setembro foi o comportamento da indústria, que demonstra melhora de desempenho em decorrência dos estímulos do governo, como desoneração fiscal, crescimento do crédito e queda de juros, citou o ONS, em seu informe.

No comunicado, a entidade observou que o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu 84,1% em setembro, ante 84% registrados em agosto - o que indica melhora do resultado do setor, na avaliação do operador. Esse resultado superou a média dos últimos cinco anos (83,7%).

Temperaturas em alta e sinais de reaquecimento da economia - sustentados pelo consumo das famílias contribuíram para a alta de 3,1% no valor da carga de energia no subsistema Sudeste/Centro-Oeste em setembro ante setembro do ano passado.

Em seu comunicado, o ONS detalhou que as temperaturas elevadas afetam diretamente o consumo das classes residencial e comercial. Isso porque o calor estimula maior uso de aparelhos demandantes de energia elétrica.

Ainda segundo o Operador, no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, houve alta de 1,4% no valor da carga em setembro ante agosto, e aumento de 2,8% no acumulado em 12 meses até setembro.

A carga de energia do subsistema Sul totalizou 9.844 megawatts médios em setembro, 3,8% acima do apurado no mesmo período do ano passado - mas 2,5% inferior ao verificado em agosto. No acumulado em 12 meses até setembro, a carga mostrou alta de 4,3% nesse subsistema.

No subsistema Nordeste, a carga de energia totalizou 9.076 megawatts médios, 6,3% acima do registrado em setembro do ano passado; e 3,8% superior ao observado em agosto deste ano. No acumulado em 12 meses até setembro, a carga neste subsistema tem saldo positivo de 6,3%. No subsistema Norte, houve alta de apenas 0,2% na carga de energia em setembro ante setembro do ano passado, totalizando 4.183 megawatts médios no mês passado.