Consumo industrial apresenta aumento de 1,3% entre julho e agosto

Em: 01/10/2012 às 10:40h por Canal Energia

O consumo de energia elétrica da classe industrial aumentou 1,3% entre julho e agosto, segundo a Empresa de Pesquisa Energéica. Tal aumento deve-se à melhora dos índices de confiança do empresariado industrial. No entanto, na comparação com o mesmo mês de 2011, a demanda por eletricidade na indústria apresentou queda de 1,4%, sendo a queda mais acentuada registrada na região Norte (-4,9%) que refletiu o consumo reduzido da indústria paraense.

O consumo total de eletricidade no país apresentou uma elevação de 2,4% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 37.207 GWh. Essa expansão segue sendo impulsionada pelo avanço do consumo do setor de comércio e serviços, que aumentou 7,3% na mesma base de comparação e 7,0% em 12 meses. O consumo das residências assinalou crescimento de 4,5% no mês, mantendo a taxa anualizada no mesmo patamar. Tal aumento deve-se ao desempenho de importantes mercado no Sudeste e no Centro-Oeste, onde verificou-se o acréscimo de 3,0% em São Paulo, 5% em Minas Gerais e 16,6% em Goiás, totalizando 172 GWh.

Na classe rural, até a primeira metade de 2012, o consumo de energia elétrica apresentou um crescimento elevado, acumulando uma taxa de 12,4% em relação ao mesmo período de 2011, o que significou um incremento de 1.254 GWh. Isso porque a redução observada no nível de precipitação de chuvas ao longo do primeiro semestre do ano, principalmente nas regiões Nordeste e Sul, fez com que fosse consumido mais energia para a irrigação das lavouras.