Cemat orienta sobre período de maior consumo

Em: 19/09/2012 às 08:48h por Diário de Cuiabá

O consumo de energia pela classe residencial, em Mato Grosso, atinge historicamente, as maiores altas no mês de setembro. De agosto a dezembro, o mato-grossense enfrenta o período de maior seca e calor do ano. As altas temperaturas e baixa umidade do ar levam às pessoas a intensificar o uso dos condicionadores de ar, ventiladores, umidificadores e outros equipamentos destinados a amenizar o calor. Com isso, muitos consumidores se assustam quando recebem a fatura de energia, em especial a conta referente ao mês de setembro, quando as condições do clima são mais extremas.

Temperatura e consumo de energia são grandezas diretamente proporcionais. Isso fica claro quando analisamos os dados de consumo registrados pela Cemat durante o ano. De janeiro a julho de 2011, a classe residencial consumiu, por mês, uma média de 138,7 mil megawatts-hora (MWh). De agosto a dezembro do mesmo ano, essa média foi de 160,3 mil MWh, o que representa um aumento de 15%. Em setembro de 2011, o consumo total da classe residencial foi de 164,5 mil MWh.

Por isso, considerando também a aplicação do reajuste tarifário aprovado pela Aneel em abril, mas que só começou a valer no dia 31 de agosto, é muito importante que os consumidores fiquem atentos para evitar o uso desnecessário de equipamentos elétricos.