Índios fecham BR-163 em protesto contra Belo Monte

Em: 09/08/2012 às 09:33h por Valor Econômico

Um grupo de índios da etnia kayapó bloqueou a BR-163 para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, apesar de a estrada ficar a cerca de 1 mil km de distância do ponto onde está sendo construída a usina, no rio Xingu.

Em carta destinada à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os índios informaram que decidiram fechar a estrada "porque os brancos não cumprem as próprias leis que criaram".

Os kayapós afirmam que só liberarão a rodovia "quando tudo estiver resolvido, pois estamos revoltados com uma série de coisas que vem acontecendo e nós temos documentação de tudo que estamos falando".

Na carta, os índios relatam problemas no recebimento de alimentação de pacientes e atraso de até cinco meses de funcionários que trabalham na Casa de Saúde Indígena (Casai), no município de Novo Progresso (PA), que está entre as cidades atingidas por Belo Monte.

Eles pedem a presença de um representante do Ministério da Saúde e ameaçam ir até Altamira, onde está em construção a barragem da usina. "Nossa população está aumentando, nós vamos precisar de um programa de compensação permanente. Enquanto essa usina de Belo Monte existir, o povo kayapó tem que ser compensado pelos seus esforços. Estamos prontos para essa guerra, o Xingu é nosso rio", relatam os índios.

No mês passado, um dos canteiros de obra de Belo Monte foi invadido por um grupo de aproximadamente 200 indígenas, que permaneceram no local por mais de uma semana. Os índios cobram a execução do Plano Básico Ambiental (PBA) indígena, que deveria ter entrado em execução há mais de um ano, quando o consórcio Norte Energia recebeu a licença de instalação da usina, concedida pelo Ibama.