Energia é restaurada na Índia e causa de apagão é um mistério

Em: 01/08/2012 às 15:04h por Valor Econômico

As empresas e escritórios de toda a Índia retomaram nesta quarta-feira suas atividades plenamente, após um enorme apagão deixar centenas de milhões de pessoas sem energia. Na terça-feira, 620 milhões de indianos ficaram sem fornecimento no norte, no leste e no nordeste do país.

Na segunda-feira, 370 milhões de pessoas já haviam ficado sem energia. As equipes de emergência trabalharam sem descanso ontem para devolver a eletricidade aos locais afetados. O novo ministro indiano da Energia, Veerappa Moily, disse na manhã de hoje que a eletricidade havia sido restabelecida em todo o território indiano.

Moily, que assumiu o posto ontem, informou que determinou uma investigação para apurar as causas do problema. Outras autoridades disseram que alguns Estados se excederam no consumo, ultrapassando suas cotas. Alguns analistas descartaram essa explicação, alegando que se fosse assim haveria apagões diários na Índia.

Moily disse que as administrações estaduais devem respeitar rigidamente suas cotas. "Se consomem em excesso, esse é o resultado", afirmou.