União gasta R$ 1,5 bilhão com eletricidade em 2011

Em: 24/07/2012 às 14:33h por Canal Energia

As despesas da União com consumo de energia elétrica em 2011, nos âmbitos do Executivo, Legislativo e Judiciário, ficaram pouco abaixo de R$ 1,5 bilhão, segundo dados disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira, levantados pela ONG Contas Abertas. Se considerado o custo de R$ 330/MWh, os prédios e instalações públicas federais do país tiveram consumo de 4,4 milhões de MWh nos 12 meses do exercício.

O montante consumido seria suficiente para suprir toda a região Norte do país por quase três meses. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, a média mensal de consumo na região Norte no último ano girou em torno de 1,5 milhão de MWh.

As despesas de 2012 até junho, por sua vez, já ultrapassaram a marca de R$ 596,3 milhões. Em relação a 2011, o valor representa um aumento de pouco menos de 1% - no mesmo período do ano passado foram gastos R$ 591,2 milhões - em valores atualizados pelo Índice Geral de Preços. Desde 2006, a União acumula gastos de R$ 4,1 bilhões em consumo elétrico apenas no período de janeiro a junho - também em valores corrigidos. O exercício em que houve maior custo foi 2010, quando foram consumidos R$ 612,4 milhões no primeiro semestre.