Chinesa e Copel vencem leilão de transmissão de Teles Pires

Em: 12/03/2012 às 10:51h por Folha.com

img

A paraense Copel e a chinesa State Grid irão construir e operar o sistema de transmissão que irá conectar as usinas hidrelétricas do rio Teles Pires, que corta os Estados de Mato Grosso e Pará, ao sistema elétrico. As duas companhias venceram em consórcios os lotes A e B no leilão de transmissão realizado nesta sexta-feira.

As empresas do grupo Eletrobras --Furnas, Chesf e Eletronorte-- arremataram, cada uma, os outros lotes licitados.

Copel e State Grid apresentaram fortes deságios --diferenças sobre o valor inicial do leilão--, de 43% e 36,96%, e garantiram receita anual de R$ 126,44 milhões pelo lote A e de R$ 73,08 milhões pelo lote B, a partir do momento em que os empreendimentos entrarem em operação, em 32 meses.

A State Grid detém 51% dos dois consórcios vencedores --Sino-Copeliano e Guaraciaba--, e a Copel, 49%.

Já a Eletrobras levou os lotes C (por meio da Eletronorte e deságio de 8,98%), D (Chesf, com deságio de 5%) e E (Furnas, 2%).

A Eletronorte garantiu receita anual de R$ 7,08 milhões; a Chesf, de R$ 10,694 milhões; e Furnas, de R$ 7,004 milhões, a partir do momento em que os empreendimentos entrarem em operação.

O lote C atenderá o crescimento de mercado no Amazonas, solucionando problemas detectados na rede elétrica de Manaus.

Já o lote D, para o qual somente a Chesf ofereceu lance, reforçará o atendimento à região metropolitana de Salvador.

O lote E é destinado a aumentar a confiabilidade no suprimento de energia na cidade do Rio de Janeiro, em especial, pela realização da Copa do Mundo em 2014.

A estimativa total de investimentos em todos os lotes licitados é de R$ 2,9 bilhões, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).