Indústria puxa energia

Em: 25/05/2012 às 10:31h por DCI

img

A demanda firme por energia no País leva a pensar que a crise europeia está fora das fronteiras da economia brasileira até agora. Um parâmetro disso é que, segundo o levantamento mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo industrial de energia elétrica subiu 2,3% em abril, em comparação com o do mesmo mês do ano passado, para 15.691 gigawatts-hora (GWh).

E, ao contrário do que se esperava, é o maior valor para consumo da indústria desde outubro de 2011, quando o setor ultrapassou a demanda chegou a 15.600 gigawatts-hora.

Apesar do ritmo moderado da atividade industrial, o aumento do consumo de energia elétrica das indústrias reflete "a maturação de projetos de investimento que estavam em implantação", de acordo com os técnicos da EPE. O cenário de ritmo moderado da atividade industrial pode ser representado bem no crescimento do consumo industrial do sudeste brasileiro, de apenas 0,4% em abril deste ano, diante de abril de 2011, o que resultou em retração de 0,4% na região, no acumulado do ano até o mês passado. E o parque industrial do sudeste é de longe o mais importante do País.

O centro-oeste apresentou a maior expansão do consumo industrial de energia em abril, que subiu 12,9% na comparação com o de abril de 2011. Em segundo lugar vem a o norte, onde a alta foi de 11,4% no mesmo período de comparação. Já nas indústrias do nordeste, a expansão de consumo em abril foi de apenas 0,5%, em relação a abril de 2011. E no sul, a elevação foi de 3,9%, também na mesma comparação de períodos.