Ação Verde dá inicio a Seminário Internacional sobre Economia Verde

Em: 24/05/2012 às 10:58h por 24 Horas News

Começou hoje (23), no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital Estadual, o I Seminário Internacional sobre Economia Verde - Ambiental 2012. O evento marca a divulgação da Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos que negocia ativos ambientais. Por meio de parcerias com o governo e a iniciativa privada, os créditos adquiridos com a plataforma são revertidos em benefícios para comunidades ribeirinhas.

Durante a abertura, o presidente do Instituto Ação Verde e deputado estadual, Carlos Avalone, destacou as melhorias proporcionadas pelo Projeto Verde Rio, iniciado há quatro anos com o objetivo de recuperar as margens do Rio Cuiabá. "Além de recuperar boa parte das áreas de preservação permanente, a comunidade ribeirinha de Barranco Alto em Santo Antônio do Leverger, está recebendo dois poços artesianos e será beneficiada com coleta de lixo uma vez por semana".

Parceiro na realização do Seminário Internacional, o presidente do Instituto Brasil, Giovanni Weber, considera a 'negociação' com a neutralização de carbono uma inovação social que deve ser aplicada em outros estados e até transformada em legislação. "Esse trabalho representa uma nova visão da agricultura familiar, que também engloba as comunidades ribeirinhas. É uma iniciativa ambiental que está dando retorno à sociedade", afirmou.

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) é uma das mantenedoras do Instituto Ação Verde, e foi representada na ocasião pelo presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema), Cleverson Cabral. A abertura contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente Vicente Falcão, procurador Geral de Justiça Marcelo Ferra, e do secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Em Mato Grosso, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ação Verde integra entidades representativas dos setores produtivos locais, como federações, associações e sindicatos, e irá lançar durante o Seminário sua plataforma de comercialização de serviços ecossistêmicos. Os trabalhos consistirão no cruzamento de dados entre produtores que possuem ativos ambientais e os que possuem passivos e viabilizar a comercialização destes bens.

Além do Ação Verde e Instituto Brasil, também participam do evento a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Ministério Público do Estado (MPE), o Programa Energias Renováveis Alternativas (ERA) e a instituição internacionais GVC, além do Sistema Fiemt e do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) e Sindicato da Indústria Sucroalcooleira de Mato Grosso (Sindalcool -MT).

No encerramento do Seminário será feito o anúncio do vencedor do Prêmio Ambiental 2012, concebido como recompensa pelo projeto de maior destaque no estabelecimento de um modelo para o aumento da contribuição dos indivíduos, empresas, ONGs e outras organizações e instituições, para o avanço da Economia Verde no Brasil e no mundo. O ganhador irá receber um Certificado de Projeto de Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos

O público esperado durante os dois dias de programação é formado por produtores rurais e empresários do agronegócio com ativos ambientais possíveis de serem comercializados, além de estudantes e profissionais de áreas afins.