Copel e State Grid levam lote A do leilão de linhas de transmissão

Em: 09/03/2012 às 10:57h por Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia

O Consórcio Sino-Copeliano, formado por Copel (49%) e State Grid (51%) arrematou o lote A do leilão de linhas de transmissão que acontece nesta sexta-feira, 9 de março, na Bolsa de Valores de São Paulo.O grupo deu um lance de R$ 126,420 milhões, o que significa um deságio de 43% sobre a receita anual permitida máxima estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica de R$ 221.824.160,00. Chegou a ser aberta a disputa por viva-voz entre o grupo e o consórcio Paranaíta, formado por Bimetal Energia e Engeglobal Construções, mas nenhum dos consórcios apresentou proposta nesta fase, valendo assim a de menor valor da fase anterior.

O lote é parte integrante do complexo de transmissão das usinas do rio Teles Pires. O conjunto é formado pela SE Paranaíta 500 kV; LT Paranaíta - Cláudia, 500 kV, CD; SE Cláudia 500 kV; LT Cláudia - Paranatinga, 500 kV, CD; SE Paranatinga 500 kV; e LT Paranatinga - Ribeirãozinho, 500 kV, CD. As linhas somam uma extensão de 1.005 quilômetros. A previsão é que as obras durem 32 meses.