Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

MME aumenta garantia física de cinco hidrelétricas

MME aumenta garantia física de cinco hidrelétricas

Em: 23/05/2012 às 14:59h por Jornal da Energia

img

O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quarta-feira (23/5) uma portaria que estabelece novas garantias físicas para cinco hidrelétricas. A medida contempla tanto plantas já em operação, como a UHE Salto Pilão, quanto projetos em construção – Teles Pires e Santo Antônio do Jari.

No caso das usinas de Salto Pilão (191,89MW), em Santa Catarina, Salto Santiago (1.420MW) no Paraná, e Itiquira 2 (965MW), no Mato Grosso, que estão em operação, foram estabelecidos ganhos de garantia física de, respectivamente, 2,3MWmed, 24,2MWmed e 3,6MWmed. Assim, a garantia nova ficou em 109MW, 747,2MW e 68,7MW.

O ministério contemplou ainda as hidrelétricas de Teles Pires e Santo Antônio do Jari, ambas em fase de instalação, com ganhos de 15,3MWmédios e 18,4MWmédios. No caso da primeira usina, com 1.820MW em potência instalada, a garantia física agora irá para 930,7MWmed. Já na planta do rio Jari, o número saltará para 217,7MWmed.

A publicação do MME no Diário Oficial ainda detalha a garantia por máquina ao longo do período de motorização, no caso das UHEs Teles Pires e Jari. E, na UHE Salto Santiago, é definida a garantia por unidade geradora modernizada.

A portaria, porém, coloca que os novos números, no caso das usinas Salto Santiago e Itiquira, somente terão validade após emissão de ato da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que "homologue as características técnicas empregadas no cálculo". Na UHE Salto Santiago ainda será necessária "a realização de ensaios que comprovem a efetiva modernização da usina".

Clique aqui para ler a portaria na íntegra.