Ação Verde realiza I Seminário Internacional esta semana em Cuiabá

Em: 22/05/2012 às 16:18h por Redação 24 Horas News

img

O Instituto Ação Verde, em parceria com o Instituto Brasil, realiza nos dias 23 e 24 de maio o I Seminário Internacional sobre Economia Verde - Ambiental 2012 – em Cuiabá. Serão palestras, debates e apresentação de trabalhos sobre o potencial mercado de ativos ambientais, cujo valor é estimado em U$S 33 trilhões por ano, sendo que o Brasil é um dos países com maior disponibilidade de participação no setor. Somente na região da Floresta Amazônica é possível movimentar US$ 4 trilhões/ano em bens e serviços ambientais. Palestrantes regionais e internacionais vão participar do encontro, que também contará com representante da Organização das Nações Unidade (ONU).

Em Mato Grosso, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Ação Verde integra entidades representativas dos setores produtivos locais, como federações, associações e sindicatos, e irá lançar durante o Seminário sua plataforma de comercialização de serviços ecossistêmicos. Os trabalhos consistirão no cruzamento de dados entre produtores que possuem ativos ambientais e os que possuem passivos e viabilizar a comercialização destes bens.

Durante o Seminário serão apresentados os meios para movimentação desta importante e valiosa ferramenta econômica e ambiental. Além da Ação Verde e Instituto Brasil, também participam do evento a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Ministério Público do Estado (MPE), o Programa Energias Renováveis Alternativas (ERA) e a instituição internacionais GVC, além do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) e Sindicato da Indústria Sucroalcooleira de Mato Grosso (Sindalcool -MT).

No encerramento do Seminário será feito o anúncio do vencedor do Prêmio Ambiental 2012, concebido como recompensa pelo projeto de maior destaque no estabelecimento de um modelo para o aumento da contribuição dos indivíduos, empresas, ONGs e outras organizações e instituições, para o avanço da Economia Verde no Brasil e no mundo. O ganhador irá receber um Certificado de Projeto de Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos.

O público esperado durante os dois dias de programação é formado por produtores rurais e empresários do agronegócio com ativos ambientais possíveis de serem comercializados, além de estudantes e profissionais de áreas afins. As inscrições para o Seminário Ambiental 2012 são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.institutobrasil.org.br/ambiental2012.