TCU analisa hidrelétricas do leilão de energia A-5

Em: 21/05/2012 às 11:04h por Jornal da Energia

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve analisar nesta quarta-feira (23/5) "estudos para licitação dos empreendimentos hidrelétricos" previstos para serem oferecidos a investidores no leilão de energia A-5 deste ano, marcado para 16 de agosto. Na pauta da próxima reunião do órgão de controle aparecem as usinas de São Manoel (700MW) e Sinop (400MW), ambas no rio Teles Pires, além do Complexo Baixo Parnaíba (183MW).

A aprovação do TCU é obrigatória para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) possa marcar o leilão. O tribunal, inclusive, costuma analisar e julgar os preços-teto que serão fixados para cada empreendimento. Nesse caso, o processo será relatado por Raimundo Carreiro.

Até o momento, porém, apenas as usinas do Parnaíba possuem licença ambiental prévia, que também é necessária para a licitação. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) já deu sinais de que o certame pode acabar adiado para que as hidrelétricas possam avançar nos licenciamentos.