Leilão de transmissão de energia terá 14 participantes

Em: 09/03/2012 às 09:47h por Valor Online

img

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem que 14 empresas e consórcios se candidataram a concorrer a cinco lotes do leilão de linhas e subestações de transmissão de energia que será realizado hoje, às 10h, na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo. Ao todo serão ofertados oito linhas de transmissão, com 1.709 quilômetros no total, e sete subestações, com 1.710 mega-volt-amperes (MVA) de potência.

Individualmente, foram inscritas para o leilão as empresas Eletronorte, Chesf, Furnas, Abengoa, Alupar, Elecnor, Isolux e Neoenergia. Os grupos habilitados para o leilão são: Consórcio Transmissão Teles Pires (Eletronorte, Chesf, Cteep e Taesa); Guaraciaba (Copel e State Grid); Marimbondo (Alupar, Furnas e Eletrosul); Paranaita (Bimetal e Engeglobal); Sino-Copeliano (Copel, State Grid); e Sudoeste Goiano Transmissora (Celg e FR Incorporadora).

Ao todo, seis Estados deverão receber reforço em suas redes de transmissão: Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O valor total da Receita Anual Permitida (RAP), definido pela Aneel para todos os lotes, está limitado a R$ 363,9 milhões. Esse montante é reduzido conforme ocorre o acirramento da disputa entre as empresas.

Segundo a Aneel, os empreendimentos deverão demandar R$ 2,9 bilhões em investimentos, com geração de 11,6 mil empregos diretos. Os prazos para conclusão variam de 18 a 32 meses.