Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Adesão ao mercado livre em 2024 foi maior do que a esperada, diz EDP

Em: 14/10/2024 às 09:47h por eixos.com.br

Clientes aderiram de forma agressiva, diz diretor da EDP

 

A taxa de adesão ao mercado livre de energia no ano de 2024 está sendo maior do que o esperado pela EDP, segundo o diretor comercial da companhia para a América do Sul, Diogo Baraban.

“Os clientes aderiram de uma forma mais agressiva do que a gente imaginou”, diz.

A partir de janeiro deste ano, todos os consumidores de média e alta tensão passaram a ter a opção de aderir ao mercado livre, no qual podem escolher o fornecedor de energia elétrica, por meio da negociação com uma comercializadora ou com um gerador. 

 

Comercialização está se consolidando 

 

Segundo o executivo, uma das consequências da abertura foi a maior concorrência pelos clientes e uma maior pulverização do mercado entre as comercializadoras, com a redução da concentração nas maiores empresas varejistas.

“Hoje, cerca de 50% do mercado varejista está dividido entre os 10 maiores varejistas do país”, explica. 

A EDP atua na comercialização de energia elétrica desde 2001 e entrou no mercado varejista em 2018.

Com a abertura desse mercado a clientes com um perfil de demanda de energia menor, as empresas do setor estão precisando se reinventar na comunicação com os clientes, explica o executivo. 

“A gente está se organizando com equipes mais digitais, equipes de call center, ações por meio de mídias online, que tem tido mais efeito para esse tipo de consumidor. Isso não era algo muito tradicional quando se falava de comercialização de energia para grandes empresas, como era no passado”, afirma. 

O grupo atua também na geração, distribuição e transmissão de energia no Brasil.