EDP inicia comissionamento da UHE Santo Antonio do Jari em agosto

Em: 01/08/2014 às 15:41h por Canal Energia

A EDP Brasil se prepara para iniciar o comissionamento da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari (AP/PA-373 MW) no próximo mês de agosto. A usina está com 95,4% das obras concluídas. Os próximos passos incluem a conclusão da montagem dos geradores, turbinas e equipamentos complementares. Segundo Miguel Amaro, diretor vice-presidente de Controle e Gestão da EDP, a fixação de uma data para a operação comercial depende do desempenho dos testes a serem realizados.

A usina, que tem a China Three Gorges como sócio, tem previsão para entrega da energia a partir de janeiro de 2015. Em relação a hidrelétrica de Cachoeira Caldeirão (AP-219 MW) está sendo realizada a concretagem das estruturas principais. A usina, que tem previsão de operação em 2017, tem orçamento previsto de R$ 1,2 bilhão.
Em relação a UHE São Manoel (MT-700 MW), a expectativa é de iniciar as obras ainda no segundo semestre. A empresa captou recentemente R$ 532 milhões em um empréstimo-ponte, com emissão de debêntures, para inicar as obras. A usina tem como sócios Furnas e, como nas outras duas usinas, a China Three Gorges está entrando na sociedade, após fechar acordo para compra da metade da participação da EDP.