GSF: hidrelétricas devem gerar 87% da garantia física em agosto, calcula ONS

GSF: hidrelétricas devem gerar 87% da garantia física em agosto, calcu

Em: 22/07/2014 às 15:06h por Canal Energia

Os geradores estão ainda mais preocupados com o GSF neste segundo semestre do ano. A previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico é que o fator fique em 0,87 em agosto, ou seja as hidrelétricas vão gerar 87% da garantia física declarada. Em setembro, o fator deverá ser de 0,90, passando para 0,91 em outubro, 0,94 em novembro e 0,96 em dezembro de 2014.
As térmicas, ainda de acordo com Hermes Chipp, diretor-geral do ONS, ainda devem continuar gerando em níveis alto. A geração prevista é de 15.356 MW médios para agosto, chegando em dezembro com uma geração de 16.428 MW médios. O Custo Marginal de Operação para agosto é estimado em R$ 581,96/MWh, chegando a R$ 631,27/MWh em novembro e terminando o ano em dezembro em R$ 618,86/MWh.
Luiz Fernando Vianna, presidente do Conselho de Administração da Apine, diz que o risco hidrológico é do gerador, mas que existem fatores impossíveis de se prever e que isso deve ser levado em consideração. "Ninguém prevê um risco hidrológico de 87% aliado a um PLD De quase R$ 600/MWh", comentou Vianna ao participar do Fórum CanalEnergia: Risco Hidrológico e Cenários para o PLD 2014/2015, que acontece nesta terça-feira, 22 de julho, no Rio de Janeiro.