Lobão vai à Argentina abrir licitação de hidrelétricas binacionais

Em: 08/03/2012 às 10:36h por Jornal da Energia

img

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participa nesta quarta-feira (7/3), ao lado do ministro argentino Julio de Vido, da abertura da proposta econômica que viabilizará a construção das hidrelétricas de Garabi e Panambi, no trecho internacional do rio Uruguai. As usinas serão implantadas em conjunto pelos dois países, por intermédio da Eletrobras e da Ebisa (Argentina). A cerimônia acontece em Buenos Aires.

O aproveitamento energético do trecho internacional do rio Uruguai, na fronteira entre o Brasil e Argentina, está regulamentado em tratado assinado pelos governos dos dois países ainda na década de 1980. Os nomes das empresas ganhadoras serão anunciados na quinta-feira (8) e as obras devem começar em 20 meses.

Segundo Lobão, devem ser investidos nas duas usinas entre US$ 4,2 bilhões e US$ 4,8 bilhões."É um símbolo da integração na América do Sul. Na medida em que Argentina e Brasil estão interligados até pelo sistema energético, com linhas de transmissão, estamos dando o segundo grande passo para a integração. O primeiro foi o Mercosul", comenta o ministro. As duas usinas terão potência máxima de 2.200MW - sendo que Garabi deverá ter 1.152 MW e Panambi outros 1.048MW.

Para atender a condicionantes ambientais, os parâmetros energéticos foram reduzidos significativamente em relação aos estabelecidos em estudos anteriores da década de 1980. Foram reduzidos 5m no nível do reservatório de Garabi e 34 m no de Panambi, com uma diminuição de cerca de 1.000 km2 da área inundada pelos dois empreendimentos, em relação aos níveis previstos nos estudos iniciais.

Segundo o ministério, os valores de capacidade instalada das duas usinas também foram reduzidos. Passaram de 4.000 MW (referência da década de 80) para 2.200 MW (referência atual), como consequência de um menor dimensionamento dos respectivos reservatórios das usinas.

Em 2011, foi lançada a licitação internacional para contratação das empresas de engenharia e consultoria que seriam responsáveis pelos estudos, que deverão ter uma duração de 18 meses.

Na época, três consórcios de empresas brasileiras e argentinas se candidataram, tendo sido já concluídas as fases da habilitação e da proposta técnica. Nesta quarta-feira, em Buenos Aires, será aberta a proposta econômica, o que permitirá definir o consórcio vencedor.

Com esses estudos de viabilidade e projeto das duas usinas, a Eletrobras e a Ebisa poderão contratar a construção dos empreendimentos de Garabi e Panambi.