Leilão da Aneel, de 13 lotes de linhas de transmissão de energia, acontece no dia 30 de junho

Em: 27/06/2022 às 08:59h por Canal Energia

Por Valor Investe — São Paulo

26/06/2022 15h47  Atualizado há 19 horas

Na próxima quinta-feira, dia 30, deve acontecer o leilão de treze lotes de linhas de transmissão de energia, por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os arrematantes que obtiverem a concessão serão os responsáveis por construir, operar e manter as linhas, que somam um total de 5.425 quilômetros e uma capacidade de 6.180 mega-volt-ampères (MVA).

De acordo com a Agência Brasil, o leilão vai acontecer a partir das 10 horas, na sede da B3, na capital paulista. Os lotes dos empreendimentos estão em treze estados, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Os contratos de concessão devem ser assinados no dia 30 de setembro. As empresas vencedoras terão prazos de 42 a 60 meses para começar a operação das linhas de transmissão. A Aneel prevê que os contratos de concessão gerem R$ 15,3 bilhões em investimentos e a criação de 31.697 empregos diretos.

O lote de maior extensão e que mais deve gerar empregos é o número dois, que corta os estados de Minas Gerais e São Paulo, em um percurso de 1,7 mil quilômetros.

Linhas de transmissão | RJ — Foto: Custódio Coimbra/Agência O Globo