Plano de segurança para combustível nuclear é aprovado

Em: 22/06/2022 às 08:54h por Canal Energia

Portaria do GSI foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 21 de junho

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República aprovou planos de emergência relacionados ao combustível nuclear. Estão englobados o Plano de Apoio Externo para Resposta a Situações de Emergência na Fábrica de Combustível Nuclear da INB, Instrução de Comunicações para Resposta a Situações de Emergência nessa mesma unidade, e ainda, o Modelo de Relatório do Exercício de Comunicação.

O Plano foi analisado e aprovado pela Comissão de Coordenação da Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro e tem por objetivo estabelecer uma estrutura sistematizada e coordenada para planejamento e execução do apoio às ações de resposta das instituições integrantes do Grupo de Apoio Externo em eventuais situações de emergência na unidade que produz o combustível e em suas unidades de transporte, que exijam a mobilização de agentes externos nas esferas municipal, estadual e federal.

A aprovação foi publicada na edição desta terça-feira, 21 de junho, do Diário Oficial da União por meio da Portaria SCS/GSI/PRno 109.