Região Sul conta com 93,8% do volume útil

Em: 15/06/2022 às 08:47h por Canal Energia

Submercado do Nordeste teve recuo de 0,1p.p, SE/CO apresentou níveis estáveis e Norte aumentou 0,1 p.p

Os reservatórios do Sul apontaram crescimento de 0,1 ponto percentual na última segunda-feira, 13 de junho, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O subsistema trabalha com 93,8% de sua capacidade. A energia armazenada marca 18.442 MW mês e ENA é de 15.366 MW med, equivalente a 214% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 97,71% e 85%, respectivamente

A região Nordeste apontou recuo de 0,1 p.p e está operando com 93,3% de sua capacidade. A energia retida é de 48.251 MW mês e ENA aponta 3.071 M MW med, valor que corresponde a 67% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 99,27%.

Já o submercado do Sudeste/Centro-Oeste contou com níveis estáveis e operava com 66,3% do armazenamento. A energia armazenada mostra 135.547 MW mês e a ENA aparece com 26.371 MW med, o mesmo que 78% da MLT. Furnas admite 85,19% e a usina de Emborcação marca 71,64%.

A Região Norte aumentou 0,1 p.p e trabalha com 98,9%. A energia armazenada indica 15.134 MW mês e a energia natural afluente computa 9.418 MW med, correspondendo a 89% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 99%.