ABGD cria cinco diretorias para acompanhar evolução do setor

Em: 03/06/2022 às 08:29h por Canal Energia

Entidade amplia número de regionais e acrescenta áreas temáticas direcionadas às novas necessidades para a geração distribuída

Após ultrapassar a marca de mil empresas associadas, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) deu início a um processo de reorganização da estrutura de Diretorias Regionais e Temáticas, que resultou na criação de cinco novos núcleos de gestão. O presidente da entidade, Guilherme Chrispim, disse que a ampliação visa acompanhar a evolução do setor e manter um atendimento de qualidade e a capacidade de antecipar movimentos de mercado.

Em franca expansão, a GD acaba de ultrapassar a marca de 11 GW de potência instalada. No final de maio a capacidade foi alcançada pela soma de 2,5 GW instalados desde o início de 2022. Para aprimorar a disposição territorial de gestores, foram criadas as Diretorias Regionais do Piauí e do Maranhão, dirigidas por Jean Cantalice e Patryckson Santos. A Diretoria Regional do Ceará ficará à cargo de Sydney Ipiranga.

Entre as Diretorias Temáticas, três núcleos de gestão foram criados: Treinamento e Capacitação, dirigida por Fábio Furtado; Relacionamento com o Integrador, gerenciada por Tiago Fraga; e Projetos Especiais, sob comando de Aurélio Souza. Na Diretoria de Relações Institucionais e Conselhos Profissionais, Flávio Wacholski foi reconduzido ao posto.

Também conselheiro da Associação, o diretor de Relacionamento com o Integrador, Tiago Fraga, destaca que a expansão é importante para o crescimento qualificado do setor da geração própria de energia. “As demandas estão aumentando, principalmente as pleiteadas pelos integradores, sendo dificuldades de conexão nos sistemas da rede e homologação as mais recorrentes. Com esse novo organograma, a ABGD vai intensificar o trabalhado para solucionar essa e outras dificuldades”, conclui Fraga.