Petrobras passa a ter 100% da Ibiritermo

Em: 02/06/2022 às 10:01h por Canal Energia

Estatal ainda deve desembolsar R$ 2,5 milhões a título de compensação. Termelétrica tem 226 MW

A Petrobras informou em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 1º de junho, que assinou contrato para a compra da participação de 50% da Edison S.p.A. na sociedade Ibiritermo S.A., pelo preço de R$ 1, em cumprimento ao Contrato de Conversão de Energia, firmado no dia 21 de junho de 2002 com a Ibiritermo. A Petrobras já tinha 50% na Ibiritermo e após a conclusão da negociação, passará a ter todas as ações da Ibiritermo e a propriedade exclusiva da UTE Ibirité ( MG -226 MW).

De acordo com o comunicado, na conclusão da transação, a Petrobras efetuará o pagamento de compensação por parte do capital social no valor de R$ 2.500.000,00 à Edison nos termos previstos no contrato e o CCE será encerrado, com a transferência da UTE Ibirité para a Petrobras, único ativo da Ibiritermo, que desde que iniciou o contrato é operada pela Petrobras.

Segundo a estatal, o fechamento da operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Depois do fim da operação, a Petrobras vai liquidar a Ibiritermo, passando a operar a UTE Ibirité como ativo integrado ao seu portfólio de térmicas, sem estrutura societária associada.