Enel lança empresa para mobilidade elétrica

Em: 31/05/2022 às 11:08h por Canal Energia

Enel X Way vai oferecer soluções para recarga, prestação de serviços e no desenvolvimento e gestão da tecnologia

A Enel lança no Brasil sua nova linha global de negócios totalmente dedicada à mobilidade elétrica e sustentável: a Enel X Way. O foco da nova plataforma de inovação do grupo é o desenvolvimento da eletrificação por meio da mobilidade elétrica, da recarga de veículos elétricos e de tecnologias e soluções para melhorar a experiência dos usuários.

De acordo com o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave, o objetivo é revolucionar a mobilidade pela eletrificação. Segundo ele, hoje a Enel vende muito mais do que soluções de recarga, atuando como uma empresa focada em tecnologia e serviços para impulsionar a mobilidade elétrica. Para ele, a Enel é um grupo que olha para o futuro e entende a importância de investir em inovação como ferramenta de combate as mudanças climáticas e de apoio à descarbonização.

Paulo Roberto Maisonnave será o responsável pela Enel X Way Brasil

No Brasil, essa transformação já está em andamento: segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a venda de veículos leves elétricos cresceu 115% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2021. Ainda segundo a instituição, com base no Registro Nacional de Veículos Automotores, a frota brasileira é de 86.986 veículos desse tipo em circulação. Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores projeta que até 2030 os veículos elétricos representarão de 15% a 20% da frota nacional total.

Para acompanhar o potencial de crescimento desse mercado no Brasil e no mundo, a Enel X Way estruturou uma rede global de fabricação de equipamentos de recarga produzidos com tecnologia exclusiva para a companhia. No Brasil, a nova empresa atuará em soluções para recarga, na prestação de serviços e no desenvolvimento e gestão da tecnologia para fabricantes de veículos, empresas e clientes finais.

Recarregadores da Enel X Way

A nova subsidiária do Grupo Enel no Brasil pretende desenvolver um completo ecossistema de recarga para todos os tipos de veículos elétricos integrando diversos momentos da jornada do cliente de forma simples e conveniente.