Capitalização de Santo Antonio pode antecipar dívida de Furnas

Em: 30/05/2022 às 09:17h por Canal Energia

Eletrobras afirmou que Furnas deverá exercer seu direito de subscrição das sobras de ações mas que precisará de aprovação de debenturistas, assembleia será realizada em 30 de maio

A Eletrobras informou que Furnas exercerá o seu direito de subscrição de sobras das ações no processo de capitalização da Santo Antônio Energia em pouco mais de R$ 1,5 bilhão em função da arbitragem com o Consórcio Construtor de Santo Antonio. A sua subsidiária tem atualmente 43% do capital da geradora no rio Madeira e agora poderá ter a sua participação aumentada podendo até mesmo ter que consolidar o balanço da empresa em seus resultados trimestrais.

Contudo, é necessária a aprovação de debenturistas da primeira emissão de Furnas celebrada em 25 de novembro de 2019. As regras estabelecem que a realização do Aumento de Capital, que se destina a fazer frente aos impactos decorrentes do procedimento arbitral CCI 21.511/ASM, deve ser submetido à aprovação dos titulares de Debêntures, Furnas convocou assembleia geral de debenturistas a ser realizada, em primeira convocação, em 30 de maio de 2022, com o fim de obter a necessária aprovação.

Acontece que caso Furnas, nos termos da escritura de Debêntures, não obtenha tal aprovação em primeira, ou, caso necessário, segunda convocação, a dívida representada pelas Debêntures deverá ser declarada antecipadamente vencida, o que poderá causar um efeito adverso relevante em Furnas e na própria Eletrobras em decorrência de inadimplemento ou vencimento antecipado cruzado de suas dívidas.

Em 31 de março de 2022, o endividamento total de Furnas correspondia a a R$ 7 bilhões e o endividamento total da Eletrobrás correspondia a R$ 41,6 bilhões.

Até o momento somente a Cemig que possui pouco mais de 8% da geradora manifestou que não seguirá o aumento de capital. As demais possuem até 31 de maio para manifestarem seu interesse.

Em fato relevante a Eletrobras informou que Furnas entende que deverá receber a comunicação de Mesa Energia, controladora da UHE com relação às sobras de forma a subscrevê-las até 7 de junho de 2022 e, consequentemente, integralizá-las em até dois dias úteis contados da data de subscrição.