Leilão A-4 termina com 237,5 MW médios contratados

Em: 30/05/2022 às 09:16h por Canal Energia

Produto biomassa é o que teve menor deságio, de 0,02% ante o preço inicial

O leilão de energia nova A-4 de 2022 terminou com pouco mais de uma hora de duração. Foram negociados 237,5 MW médios, confirmando a expectativa de baixa demanda. Foram 29 projetos com menos de 1 GW de nova capacidade viabilizada e 190 MW em potência injetada no certame ao preço médio de R$ 258,16/MWh deságio global de 9,36%.

De acordo com dados do leilão realizado pela CCEE o investimento previsto no certame é de R$ 7 bilhões. O montante de energia negociado ficou em 37,6 milhões de MWh e o valor dos contratos de R$ 9,7 bilhões.

Foram 189,75 MW em potência viabilizada de PCHs e CGHs em 18 empreendimentos e 84,1 MW médios ao preço médio de R$ 281,65 por MWh, desconto de 10,5% ante o preço inicial de R$ 315/MWh.

As fontes eólica e solar que concorreram no mesmo produto viabilizaram nove projetos somando 349,15 MW. Foram 4 projetos eólicos, dois na Paraíba e dois na Bahia. O restante foi solar, todos em Pernambuco. O deságio desse produto foi o maior com 20,5%, quando comparado ao preço inicial de R$ 225/MWh. No produto biomassa que teve um desconto de R$ 0,07 no preço inicial de R$ 315/MWh com duas usinas e potência de 409 MW.

Apenas três empresas declararam demanda, a Cemig que foi a maior compradora com pouco mais de 15 milhões de MWh, depois a Light com 12,3 milhões de MWh e depois a Coelba com 10,2 milhões de MWh.