Energisa supera expectativas e resultado da Eneva é esperado, aponta BofA

Em: 17/05/2022 às 10:40h por Canal Energia

CPFL Energia apresentou números classificados como fortes, mas abaixo do que era esperado pela instituição financeira

O Bank of America apresentou relatório onde analisa três resultados de empresas que acompanha no setor elétrico. São elas a Energisa, CPFL Energia e Eneva. Cada uma das empresas apresentou um desempenho quando comparado às previsões da instituição financeira conforme a avaliação que segue abaixo.

Na avaliação da instituição financeira, a Energisa apresentou um conjunto de resultados operacionais classificados como sólidos. Esse desempenho foi impulsionado, principalmente, por despesas gerenciáveis ??abaixo do esperado no negócio de distribuição, 12% abaixo do projetado, e 3% a menos no ano apesar do ambiente inflacionário do Brasil.

Com isso, a visão do Bofa é de que “a Energisa continua sendo uma das empresas com crescimento de resultados mais consistentes em nossa cobertura, superando nossas estimativas em cinco dos últimos sete resultados trimestrais. Embora a diluição esperada dos títulos conversíveis possa pesar no estoque no curto prazo (diluição do BofA é estimada em 11% em agosto de 2022), acreditamos que o pico esperado da inflação/taxas pode representar um potencial de alta para a ação”, apontou o relatório.

Já sobre a CPFL Energia, apesar do crescimento do Ebitda, que ficou em 34% na comparação anual, esse índice ficou abaixo das expectativas da instituição em 15%. Essa performance deve-se, principalmente, pelas vendas em volumes classificados como fracos na distribuição, queda de 5,4% ante uma previsão de estabilidade, e ainda, a produção eólica fraca no trimestre queda de 20%. Para o Bofa era esperado um crescimento do Ebitda pelo segmento de distribuição impulsionado pelo índice de inflação IGPM, e também, pela contribuição vinda da CEEE-T, que foi incorporada no quatro trimestre”.

Mesmo assim a visão do banco é de que a CPFL oferece um dos melhores perfis defensivos para enfrentar a potencial volatilidade em 2022 por conta do negócio de distribuição resiliente associado ao portfólio de geração contratada. No entanto, diz que a preços atuais, estima que a ação está sendo negociada a uma TIR (taxa interna de retorno)  real de 9,1% versus seus pares em cerca de 10%e com isso mantém a classificação Neutra para a empresa.

E para terminar a análise dos resultados de empresas que o Bofa cobra a Eneva apresentou um resultados considerado fraco, mas em linha com o projetado. “Os resultados fracos da Eneva foram impulsionados principalmente pelo despacho térmico praticamente nulo no 1T22 (já esperado), dada a boa hidrologia do Brasil até o momento. Notavelmente, a recuperação dos reservatórios hídricos acima das expectativas em 2022 pode representar um risco negativo para nosso despacho térmico estimado no segundo semestre de 2022”, apontou.

Mas, apesar do resultado, o banco apontou que acredita nas oportunidades de crescimento para a empresa que provavelmente continuarão sendo o principal impulsionador das ações. “Em nossa opinião, a Eneva está bem posicionada para capturar oportunidades no mercado de gás de rápido crescimento do Brasil”, finalizou a análise acrescentando que mantém a classificação Comprar.