Nomes para GT de recuperação dos reservatórios são divulgados

Em: 05/05/2022 às 09:33h por Canal Energia

Grupo será coordenado por Guilherme Silva de Godoi, do MME e plano deverá ser entregue até 22 de maio

Foram definidos os nomes dos integrantes do Grupo de Trabalho que vai elaborar um plano para viabilizar a recuperação dos reservatórios de regularização do país. O GT será coordenado por Guilherme Silva de Godoi, do Ministério de Minas e Energia e o suplente é Thiago Guilherme Ferreira Prado.

Pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, os indicados são Francisco Igor Aires Nunes, como membro titular e Wilson Rodrigues de Melo Junior, suplente. A Empresa de Pesquisa Energética designou Renata Nogueira Francisco de Carvalho como titular e Elisângela Medeiros de Almeida, sua suplente. O titular Fernando José Carvalho de França e o suplente Jayme Darriba Macedo, suplente são os representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O grupo foi aprovado pelo CNPE no começo de abril e o GT deverá submeter o plano ao Conselho Nacional de Política Energética até 31 de maio. As diretrizes abrangem a priorização para a dessedentação humana e animal; a garantia da segurança energética do Sistema; a segurança dos usos múltiplos da água; a curva de armazenamento de cada reservatório de acumulação a ser definida anualmente; e flexibilização da curva de armazenamento dos reservatórios em condições de escassez definida pela Agência Nacional de Água e Saneamento em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.