ONS: carga de energia cresce 1,9% em março

Em: 29/04/2022 às 08:56h por Canal Energia

Sistema Interligado Nacional chegou a 74.116 MW médios em março

A carga de energia no Sistema Interligado Nacional cresceu 1,9% em março deste ano na comparação com o mesmo período de 2021, segundo divulgou nesta quinta-feira, 28 de abril, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Já em relação ao mês de fevereiro, foi observada variação positiva de 0,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou alta de 3,3% no comparativo do mesmo período.

De acordo com os dados do boletim mensal, o SIN chegou a 74.116 MW médios em março. A carga do SIN tem sido diretamente impactada pela desaceleração de segmentos da economia nos primeiros meses de 2022. Porém, com o aumento da atividade proporcionada pela melhoria da epidemia de covid no país, o setor de serviços registrou crescimento, o que favoreceu o resultado.

Além disso, houve um incremento de 4,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, com 44.242 MW médios. Segundo o ONS, as temperaturas elevadas, ocorridas ao longo de março, provocaram uma maior utilização dos equipamentos de refrigeração.

Já a região Sul contou com uma ligeira redução de 0,9% no comparativo com março de 2021, e volumes em 12.894 MW médios, enquanto o Nordeste teve recuo de 0,8% e 11.309 MW médios. Já o Norte, apresentou o maior decréscimo entre os subsistemas com 2,9% e 5.671 MW médios, devido aos efeitos de uma redução parcial de um contrato de um consumidor do mercado livre de energia da região.