Itaipu assinará contrato de US$ 649 mi para modernização da usina

Em: 28/04/2022 às 10:30h por Canal Energia

Acordo será oficializado na sexta-feira, 29 de abril, com o vencedor da licitação, Consórcio CMI, e terá duração de 14 anos

O processo de modernização da UHE Itaipu (Brasil/Paraguai, 14.000 MW) terá um marco importante nesta sexta-feira, 29 de abril. Será assinado o contrato entre a empresa binacional e o Consórcio CMI, vencedor da licitação para execução dos serviços de atualização tecnológica da usina. O contrato é da ordem de US$ 649 milhões, com valor convertido à época da apresentação da proposta é de R$ 3,7 bilhões.

A modernização compreende a avaliação e substituição de equipamentos e sistemas de supervisão, controle, proteção, monitoramento, medição e suas respectivas interfaces com os processos de geração, subestações, vertedouro, os equipamentos auxiliares da barragem e da casa de força. Equipamentos pesados, como turbinas e geradores, não são substituídos, pois têm um ciclo de vida maior.

Segundo a geradora, os sistemas e equipamentos elétricos e eletrônicos, projetados para durar 30 anos, já operam há quase 40 e muitos estão tecnologicamente obsoletos, sem sobressalentes no mercado ou cujo fabricante já não existe mais.

“Isso implica em um risco cada vez maior de que eventuais falhas impactem a produção de energia e a segurança operacional da usina”, destacou a binacional em comunicado. Esse processo já está em curso há anos até esse momento, o edital foi lançado no final de 2019 e os trabalhos serão realizados ao longo dos próximos 14 anos.