Barragem do Carioca, em MG, sai do nível de emergência para atenção

Em: 26/01/2022 às 11:00h por Canal Energia

Com a redução das afluências no Rio São João, não há risco de ruptura do barramento

A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou na noite da última segunda-feira, 24 de janeiro, que a Barragem no Município de Pará de Minas, em Minas Gerais, saiu da condição de emergência. A Companhia de Tecidos Santanense, empreendedora da barragem do Carioca, alterou o diagnóstico do nível de segurança para “Atenção”.

Em razão das fortes chuvas que assolaram parte do Estado de Minas Gerais, a barragem do Carioca teve seu nível de segurança indicado como “Emergência”, o que motivou o acionamento do Plano de Ação de Emergências da estrutura, inclusive com a retirada de pessoas da mancha de inundação da barragem.

Em comunicado oficial, o empreendedor informou que como as chuvas cessaram na região e a cheia natural do Rio São João está diminuindo, não há risco de ruptura do barramento e por esta razão, o nível vermelho de emergência (nível 3), pôde ser reduzido para nível o amarelo de atenção (nível 1). A companhia destacou ainda que análises técnicas realizadas no local, concluíram que não existe danos estruturais que possam comprometer sua estabilidade. A empresa seguirá realizando o monitoramento da barragem.