ONS: carga no SIN aumenta 2,7% em maio

Em: 09/06/2014 às 14:02h por Canal Energia

A carga no Sistema Interligado Nacional cresceu 2,7% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, alcançando  a marca de 62.446 MW médios. O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou nesta segunda-feira, 9 de junho, o Boletim de carga desse mês. Na comparação com abril, houve um decréscimo de 2,8%. Já no acumulado dos últimos doze meses, o aumento registrado foi de 5%. De acordo com o ONS, o desempenho da carga foi influenciado pela atuação do subsistema Sudeste/ Centro-Oeste, que está tendo a sua caga impactada pelo desempenho da indústria.

A carga no subsistema Sudeste/ Centro-Oeste subiram 0,4% na comparação com maio de 2013, marcando 37.172 MW médios.  Quando comparada com o mês anterior, nota-se queda de 2,9%.  No somatório dos últimos doze meses, houve aumento de 2,9%.
No subsistema Sul, a carga alcançou a marca de 10.348 MW médios, crescendo 2,2% em relação a maio do ano passado. Na comparação com o mês anterior, a redução foi de 3,6%. No acumulado do ano, a a subida foi de 5,5%.

No Nordeste a carga aumentou 3,4% em maio, sendo de 9.720 MW médios. Ela diminuiu 2,4% em relação a abril deste ano. O Nordeste apresentou o maior crescimento da carga, impactado pelo comportamento da carga residencial e comercial, reflexo da incorporação de aparelhos elétricos nas casas a ao comércio.
No subsistema Norte, houve um aumento de 21,6% na carga em relação a maio de 2013, ficando em 5.206 MW médios. Na comparação com o mês anterior, houve variação negativa de 1,7%. No acumulado dos últimos doze meses, o au