Statkraft assume controle da SN Power no Brasil

Em: 09/06/2014 às 14:01h por Canal Energia

A Statkraft, geradora de energia renovável na Europa, assume o controle da SN Power no Brasil. A SN Power foi formada em 2002 pela joint venture da estatal norueguesa com o fundo de investimentos Norfund para atuar em mercados emergentes na América do Sul e Ásia, e está ativa no Brasil desde 2008.

Com a reestruturação da parceria entre as duas acionistas, a Statkraft amplia sua participação societária no negócio e passa a comandar as operações na América do Sul e na Índia. No Brasil, a Statkraft é sócia da Desenvix Energias Renováveis desde março de 2012, com 40,65% de participação.

A Statkraft informou ainda que continua como agente de comercialização no Brasil. Esta atividade começou em 2011, quando a SN Power adquiriu a Enerpar, cujos contratos de longo prazo possuem vigência até 2025. "A Statkraft tem experiência em utilizar os mercados para reduzir riscos e otimizar carteiras de energia. No Brasil, ambiciona aplicar esta experiência e apresentar soluções de mercado para consumidores industriais e geradores", avalia Lukas Gresnigt, diretor comercial da companhia no Brasil.

Joakim Johsen, Country Manager para o Brasil, diz que o país é um dos mercados onde a Statkraft aposta no grande potencial de crescimento, visto a crescente demanda de energia e excelentes recursos hídricos e eólicos. "Nosso objetivo é fortalecer e aumentar a presença no país usando a experiência em mercados internacionais, principalmente no ambiente da geração e comercialização de energia", revela Johsen.