Copel leva energia para comunidades quilombolas

Em: 06/06/2014 às 13:10h por Jornal da Energia

O Governo do Paraná e a Copel entregam nesta quarta-feira (04/06) a rede de energia que vai atender as comunidades de remanescentes quilombolas do Vale do Ribeira. O evento, que será realizado na comunidade Córrego Franco, em Adrianópolis, assinala a conclusão da ligação de energia de 163 famílias de comunidades tradicionais do município.

A obra, que recebeu R$ 4,5 milhões de investimentos, também marca a universalização do atendimento de energia elétrica no Estado. O Paraná já era universal na área urbana e agora atinge a universalização na área rural.

Ao todo, 412 famílias de comunidades tradicionais do município e de Bocaiúva do Sul tiveram acesso à eletricidade nos últimos anos.

Em Adrianópolis, foram beneficiadas 107 famílias da comunidade de Córrego Franco, 27 de São João e 29 de Três Canais. O agricultor Atair Farias da Motta, que vive há 20 anos na comunidade de São João, a 10 km de Barra do Turvo – SP, conta que antes da ligação de energia, a escuridão da noite era amenizada somente com lampiões. “A querosene agora está encostada e aposentada”, comemora.

Em todo o estado, a Copel intensificou a eletrificação rural no período. Somente entre 2011 e 2014, foram construídas 3379 km de rede e realizadas 22728 novas ligações de energia no campo. São mais de R$ 80 milhões investidos para que a energia elétrica chegue a todos os paranaenses. Na área urbana, o atendimento de energia foi universalizado em 2006. Atualmente, a Companhia possui mais de 4,2 milhões unidades consumidoras e atende mais de 10 milhões de paranaenses.