GNC Brasil importará gás natural da Bolívia

Em: 06/06/2014 às 13:10h por Jornal da Energia

A GNC Brasil recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia (MME) para importar da Bolívia até 600 mil m³ de gás natural ao mês, em regime interruptível. A operação tem como mercado potencial os segmentos industrial, automotivo, de transporte público e comercial.

O transporte deverá ocorrer pelo gasoduto lateral Cuiabá, ligando as cidades de Cáceres e Cuiabá, no Estado de Mato Grosso. O ponto de entrega será a estação de medição de San Matias, na fronteira da Bolívia com o município brasileiro de Cáceres, onde ocorrerá a medição do gás importado.

A autorizada deverá apresentar à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o relatório detalhado das operações de importação realizadas no mês imediatamente anterior, até o dia 25 de cada mês. Entre os dados, o relatório deve conter informações sobre os volumes diários importados; quantidade diária de energia, e preços de compra. Quaisquer alterações deverão ser comunicadas à ANP.

A autorização foi estabelecida por meio da Portaria nº 259 do MME, publicada nesta sexta-feira (06) no Diário Oficial da União (DOU)