UTE GNA I coloca 1.338,3 MW em operação comercial

Em: 17/09/2021 às 10:15h por Canal Energia

Eólicas e UTE Termo Norte I podem iniciar testes, de acordo com Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou para início da operação comercial, a partir de 16 de setembro, todas as unidades geradoras que compõem a UTE GNA I. As UG1 a UG3, de 290,7 MW cada, e UG4, de 466,2 MW, totalizam 1.338,3 MW de capacidade instalada. O empreendimento, que está localizado no Porto do Açu (RJ) e teve investimentos de US$ 1 bilhão, contribuirá para a segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A agência reguladora também liberou para início dos teste as seguintes unidades eólicas: as UG3 a UG5, de 4,2 MW cada, da EOL Ventos de Santa Martina 12. Localizada nos Municípios de Bento Fernandes e Riachuelo, no estado do Rio Grande do Norte. As UG4 e UG5, de 4,2 MW cada, da EOL Serra do Mato II. Localizada no Município de Trairi, no estado do Ceará. E a UG1, de 3,55 MW, da EOL Farol de Touros. Localizada no Município de Touros, no estado do Rio Grande do Norte.

A última liberação para operação em teste foram as UG1 a UG4, de 16 MW cada, da UTE Termo Norte I. Localizada no Município de Porto Velho, no estado de Rondônia. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 16 de setembro.