Geração da Petrobras sobe 15,1% no 2º trimestre

Em: 26/07/2021 às 08:57h por Canal Energia

Crise hídrica turbinou resultados. Venda de gás natural ficou estável

A geração de energia da Petrobras no segundo trimestre de 2021 ficou em 3.297 MW med, subindo 15,1% em relação ao primeiro trimestre do ano. O aumento vem devido a piora das condições hidrológicas e do menor nível dos reservatórios das hidrelétricas no país. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, houve um aumento de 207%. O volume de vendas no mercado livre no trimestre aumentou 11% em função, principalmente, de volumes adicionais de venda de energia de curto prazo nos meses de abril e maio. Ao analisar as vendas no mesmo período do ano passado, houve aumento de 82,6%.

O volume de venda de gás natural no segundo trimestre de 2021 se manteve estável na comparação com o primeiro trimestre do ano. Houve aumento no volume de entrega de gás nacional em 4,7%, com início do escoamento de gás da P-76 pela Rota 2, maior envio de gás nas plataformas P-53 e P-74 e maior eficiência operacional nas plataformas do pré-sal da Bacia de Santos, parcialmente compensado pela queda nos volumes de regaseificação de GNL os quais, no entanto, continuam altos para atendimento à demanda de gás natural, ainda em patamar elevado. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o aumento ficou em 2,3%.