Indígenas desocupam acesso a canteiro de Belo Monte

Em: 02/06/2014 às 11:30h por Canal Energia

O grupo de indígenas que ocupava o acesso do sítio Pimental, um dos canteiros de obras da UHE Belo Monte (PA - 11.233 MW), deixou o local no última sexta-feira, 30 de maio. Desde o último dia 25 de maio, um grupo da etnia Xinkrin, estava acampado a três quilômetros da entrada do sítio. De acordo com informações da Norte Energia, as negociações que liberaram o acesso ao canteiro de obras foram conduzidas pela Casa de Governo em Altamira, com participação de representantes da empresa.
Os índios haviam tentado invadir o canteiro, mas foram impedidos pela Força Nacional de Segurança. Um outro grupo de cinco etnias também tinha acampado no último dia 22 de maio na entrada do sítio Belo Monte, outro ponto de obras. O grupo aceitou sair mediante a realização de um acordo uma reunião com o governo federal em Brasília na próxima quarta-feira, 4 de junho. Os indígenas cobravam o cumprimento das condicionantes indígenas.